Quanto gastei com beleza em 2020

16.3.21


Quem lembra do quanto gastei com beleza em 2019? Depois dele fiz a Wishlist 2020 e hoje trago o resultado deste ano que passou. Confesso que fiquei um pouco surpresa, jurava que tinha gasto menos do que em 2019! Apesar de sempre anotar meus gastos, não tenho o costume de olhar o total por categoria. Esse ano foi tão bizarro que os gastos que tive antes da pandemia parecem que foram do ano anterior, uma outra vida! Acho que por isso fiquei com a impressão de que não tinha gastado tanto.

Lembrando que só incluí skincare, produtos para o corpo (bodycare), ferramentas/acessórios e maquiagem. Produtos de higiene básica, para o cabelo e serviços de beleza não entraram. Abaixo estão os links de onde achei o melhor preço agora, mas não foi necessariamente onde eu comprei nem quanto eu paguei (isto está entre parênteses).

                                                                                                   ESTAVA NA WISHLIST E COMPREI                                                                                                   

CREME PARA A ÁREA DOS OLHOS | Aproveitei uma promoção do Meu Japão para arrematar o Meishoku Whitening Eye Cream (R$69,08), o hidratante mais barato da minha wishlist.

ANTIOXIDANTE | Apesar de ainda estar usando, por pouco não esqueci de incluir o The Ordinary Niacinamide 10% + Zinc 1% (R$18). Comprei na Black Friday de 2019 mas só paguei e recebi no ano passado.

HIDRATANTE FACIAL | Comprei o La Roche-Posay Toleriane Sensitive (R$59,93).

PROTETOR SOLAR | Comprei o La Roche-Posay Anthelios Hydraox FPS 60 (R$74,90) e o Vichy Ideal Soleil Purify FPS 70 (R$53,90). E não terminei nenhum dos dois. Isso significa que usei menos protetor solar do que deveria.

HIDRATANTE LABIAL | Junto com o creminho dos olhos comprei a tão esperada Laneige Lip Sleeping Mask (R$76,35).

CREME PARA O PESCOÇO/COLO | Nem estavam com asterisco, mas acabei com dois! Antes da pandemia comprei o L'Oréal Revitalift Diurno FPS 20 (R$ 43,07), que mostrei no IGTV, e o L'Oréal Revitalift Noturno (R$29,24) adquiri na BF.

PÓ COM FPS | Como comecei a trabalhar fora em fevereiro de 2020, resolvi que finalmente estava na hora de investir em um pó com FPS. Especialmente porque eu ia/voltava a pé, então ficava bem exposta ao sol. Acabei não comprando nenhum da wishlist, pois, antes de concluir a compra no Meu Japão, lembrei do pó Privacy UV Face Powder SPF 50+ (R$76,46), que tinha visto no Instagram. Diferente dos da wishlist, ele é solto e translúcido, o que acho que não pesa tanto na make.

CREME PARA OS PÉS | CeraVe SA Creme Renovador de Pés (R$37,43) aumentou de R$39,90 para R$49,90 no ano passado, mas eu acabei comprando quando achei com um descontinho e o creme que eu tinha estava prestes a acabar.

OUTROS |  Comprei não um, mas dois Daiso Oil Blotting Paper (R$15,98). Após diversas idas à loja, finalmente o encontrei no meu último passeio pré-pandemia e resolvi comprar logo dois. No fim do ano, minha irmã viu que o Oceane Quartz Roller & Gua Sha Set, que tinha subido para R$220 (e hoje já está R$231), estava na promo por R$130. A espera valeu!

                                                                                           ESTAVA NA WISHLIST MAS NÃO COMPREI                                                                                            

ÁGUA MICELAR | Não precisei pois minha Bioderma Sensibio (resenha) da Black Friday 2018 (!) ainda não acabou!

ESFOLIANTE QUÍMICO FACIAL | No início do ano fui à dermatologista e ela recomendou diminuir a frequência de uso do meu ácido salicílico, o Caudalie Vinopure Loção Tônia Purificante (resenha). Diminuí bastante e, mesmo tendo usado às vezes no corpo também, ele ainda não acabou. Além disso, minhas opções eram internacionais, inviabilizadas pela pandemia. Quer dizer, a Cosrx chegou ao Brasil em 2020, mas um esfoliante por R$300? Thank you, next.

PROTETOR SOLAR | Como a maioria já sabe, o ISDIN Fusion Water Oil Control mudou de fórmula no ano passado. Apesar de não ter visto ninguém que curtiu a mudança, eu ainda queria testar. Mas só se eu encontrasse uma ótima promoção. Não encontrei, então não comprei. No meu último passeio pré-pandemia encontrei o Minesol Corpo e Rosto por um preço ótimo, mas sabia que a quarentena ia começar e acabei deixando para depois. Infelizmente nunca mais achei por aquele preço.

ADESIVO PARA ACNE | 2020 foi o ano da acne para mim. Não sei porque não comprei estes adesivos. Vontade não faltou. Será que estavam em falta quando procurei? Deve ter sido isso.

BASE | Não diria que eu mal usei base em 2020, porque foi um dos produtos de maquiagem que mais usei. Mas como escrevi no Project Pan #6, não uso o suficiente para ter mais de uma por vez. E eu ainda estou com três.

BRUMA FACIAL | Este é um produto que eu usava mais para finalizar makes elaboradas, aquelas que eu postava em formato de tutoriais aqui no blog. Como elas entraram em extinção em 2020, nem finalizei as brumas que eu tinha.

SABONETE CORPORAL | Tinha até esquecido que este produto estava na wishlist! Lembro que quase comprei no começo do ano, mas resolvi esperar o meu Nivea Silk Mousse acabar. Ele ainda não acabou.

                                                                                            NÃO ESTAVA NA WISHLIST MAS COMPREI                                                                                            

DEMAQUILANTE | Então... eu comprei três. O The Ordinary Squalane Cleanser (R$64) é o da Black Friday de 2019. E aí na BF de 2020 vieram mais duas aquisições: o quem disse, berenice Cleansing Oil (R$19,96) e o Clinique Take the Day off Balm (R$119,86), ambos da wishlist de 2019. Exagerei, né? Pelo menos estou garantida até o final do ano.

SABONETE FACIAL | Eu não precisava pois ainda tenho o Dermotivin Original em barra, mas a verdade é que não o amo. Gostei muito mais das versões líquida e em espuma (resenha). Então resolvi procurar outra espuma na BF e acabei comprando a Caudalie Espuma de Limpeza (R$81). 

CREME FACIAL | A categoria hidratante facial estava na wishlist, mas o Bioderma Sensibio DS+ (R$62,43), além de não estar na lista, não é bem um hidratante. É um creme calmante antivermelhidão e antidescamação e foi indicado pela minha dermato.

ANTI-IDADE | Os 30 chegaram com força! Eu ainda não estava pensando em comprar um retinol porque achava que era algo muito extremo. A dermato recomendou, mas eu ainda não estava preparada. Até o La Roche Posay Retinol B3 (R$131,47), que parecia ser uma ótima porta de entrada para o mundo do retinol, entrar em promo na BF.

ANTI-ACE | Não comprei os adesivos, mas comprei um medicamento (R$85,49) receitado pela dermato. Foi caro e ainda deu ruim, usei umas três vezes apenas. Sério, por que eu não comprei os malditos adesivos!?!?

ÓLEO CORPORAL | Como assim eu não tinha colocado este item na wishlist? Tudo bem que meu L'Occitane Óleo de Amêndoas (resenha) não acabou, mas é só porque não quero me desfazer dele (vocês também têm disso?), então tive que aproveitar a Black Friday para já comprar um substituto - o Caudalie Óleo Multiuso Divino (R$121,68).

ESCOVA SECA | Não sabia bem se colocava este item aqui. Antes estava na categoria de saúde, com o raspador de língua. Mas a real é que comprei a Holistix Escova Seca (R$76,96) mais pela esfoliação do que pela vibe ayurveda.

MAQUIAGEM | Não comprei base, mas, como previsto na categoria 'outros', eu sabia que provavelmente ia comprar algum item de make. Não foi sombra, nem batom, nem blush. Aproveitei que ia comprar o demaquilante da quem disse, berenice? e não resisti aos descontos da Máscara Big Bang (R$32), do Gel pra Sobrancelha (R$11,96) - ambos produtos de reposição - e do Lápis Olhos Vinhotin (R$17,94), uma recaída para ter frete grátis.

                                                                                              QUANTO GASTEI COM BELEZA EM 2020                                                                                              

PREVISÃO 2020
Gasto mínimo (opções mais baratas das categorias que devo comprar) - R$1.085
Gasto mais provável - R$1.248
Gasto máximo (opções mais caras de todas as categorias) - R$2.842

REALIZADO 2020
Bodycare - R$199
Skincare - R$1.133 (58% a mais que em 2019)
Maquiagem - R$78 (o menor gasto desde que comecei a comprar maquiagem)
Gasto total - R$1.410

Diferente de 2019 (onde comprei 4 hidratantes corporais), meu ponto fraco em 2020 foi o demaquilante! Fora isso, não teve nenhum exagero. Aliás, o ponto mais negativo foi não ter comprado mais protetor solar.

Mesmo assim, gastei 13% a mais do que o mais provável e 34% a mais do que no ano anterior! Além de as compras pré-pandemia (30% do total) parecerem de 2019,  55% dos gastos foram na Black Friday. Então, na maior parte do ano, eu realmente não gastei muito (só 15% ou R$212)! Na BF eu sempre acabo comprando muitos produtos para o ano seguinte, aqueles da pré-wishlist 2021. Então talvez o ideal seria já inclui-los, mas como eu vou saber o que eu vou querer comprar em um futuro tão distante assim? Outro ponto é que esqueci que a internet não é minha única influência. Cada ida à dermato (que não dá nenhuma amostrinha!) é uma revisão na wishlist. Talvez eu tenha que planejar uma cota dermato.

De qualquer forma, acho que não me saí tão mal. 2020 não foi um ano fácil e atire a primeira pedra quem (que não tenha perdido o emprego) não deu uma leve descontada nas compras online.


E vocês, fazem conta dos gastos? Quando gastaram (ou imaginam ter gasto) com beleza em 2020?

Você talvez goste

0 comentários

Siga no Pinterest

Curta no Facebook