Retrospectiva 2020 e Desejos para 2021

20.2.21


Como começar um post sobre 2020? Seria mais do mesmo para quem estiver lendo em 2021. Mas e pra quem (provavelmente eu mesma rs) estiver lendo em 2025? Ou 2030? Será que vai estar fresco na nossa cabeça? Será que ainda vai ser pauta no jornal? Será que já teremos sobrevivido a outra pandemia? Será que as máscaras farão parte do nosso dia-a-dia? Fato é que 2020 foi um marco global. O ano que novamente dividiu a história em AC e DC. Antes do Corona e Depois do Corona.

REVENDO OS DESEJOS PARA 2020

Meu maior desejo era arranjar um EMPREGO e, graças à indicação do meu tio, arranjei um logo no início do ano. Um mês e meio depois começou a quarentena. Com as incertezas que ela gerou, fiquei preocupada de ser dispensada após o período de experiência. Felizmente a minha área não foi tão impactada e eu sigo empregada. Definitivamente a melhor coisa que aconteceu no ano pois tenho certeza que teria surtado se estivesse sem trabalhar. Não só por estar desempregada durante uma crise econômica, mas também por ter mais tempo para me preocupar e me entristecer com os acontecimentos do ano.

Beber mais ÁGUA? Comprei uma garrafinha para me hidratar no escritório e consegui aumentar o consumo, mas quando voltei para casa, ela voltou para o armário. E melhorar a ALIMENTAÇÃO? Não só não melhorei como provavelmente piorei. O consumo de doces foi bem alto em determinados períodos. Até para os meus parâmetros. Cheguei inclusive a engordar a ponto de receber comentários de alguns familiares (porque são exagerados e gordofóbicos, não porque engordei tanto assim).

Pelo menos não desisti da MALHAÇÃO! Considerando que eu pretendia trabalhar fora, tinha estipulado que me contentaria com três vezes por semana. Com o home office, consegui superar a meta. Segundo minhas anotações (que talvez estejam erradas porque não marquei nenhum dia em janeiro, mas não lembro de ter ficado tanto tempo parada... talvez eu só tenha começado a anotar em fevereiro?), foram 212 dias de atividade física. O que é ótimo se considerar que fiquei uns 45 dias sem malhar por causa da retirada da pinta na sola do pé (que me rendeu seis pontos).

Definitivamente CUIDEI mais da área dos olhos (comprei um hidratante japonês que chegou no início da pandemia e usei praticamente todas as noites desde então) e fiz (um pouco) mais máscaras no cabelo. O colo continuou sendo negligenciado, mas o pescoço até que recebeu carinho por um tempo. 

Admiro as pessoas que se arriscaram para fazer trabalho VOLUNTÁRIO durante a pandemia. Eu não fui uma delas. Também não retribuí. Fiz apenas uma doação pois era para uma pessoa conhecida e eu sabia que o dinheiro seria usado corretamente.

O objetivo era ler 12 LIVROS. Acabei lendo apenas 8. Pelo menos foi mais do que os 5 de 2019! Não só não APRENDI nada (em termos de cursos), como me esqueci totalmente deste desejo. Um desejo que não esqueci foi o SHOW internacional, mas ele obviamente virou apenas um sonho.

OUTRAS COISAS QUE ACONTECERAM EM 2020

A única coisa boa que a pandemia trouxe foi a diminuição dos meus GASTOS. Mesmo com uma renda maior do que 2019, gastei 38% a menos. É claro que eu preferia ter gasto com show, cinema, comidas deliciosas e viagem. Mas não dá para negar que a minha conta bancária e meus planos futuros agradeceram.

Não sei bem se foi uma coisa boa, mas parei de tomar ANTICONCEPCIONAL. O que eu tomava desapareceu do mercado no início da pandemia, então aproveitei para fazer uma pausa (que segue até hoje). Nada de bom aconteceu (meu humor não melhorou, meu corpo não desinchou), só ruim (pele oleosa e acnéica, TPM). Pelo menos a pior de todas - fortes cólicas que me causavam vômitos - não aconteceu!

Seguindo a tendência de 2019, minha relação com o mundo da beleza e com o NEW IN MAKEUP desandou ainda mais. Sombras, lápis e batons mal foram tocados. A maquiagem foi mais para me esconder do que me para expressar e me divertir. Os investimentos em skincare foram altos, mas faltou a vontade de escrever sobre eles. Aliás, faltou a vontade de escrever, de continuar no computador depois do fim do expediente, de me fotografar com acne e com um cabelo...

...um CABELO que só piorou. Que caiu, ressecou, se rebelou. Que resolveu apresentar dermatite seborreica e me agraciar com fios brancos. Mas parece que eles caíram também. Assim como meu rosto. Trintar na pandemia me levou dos 29 direto aos 31 anos. As PINTAS continuam se multiplicando e aumentando de tamanho (inclusive no meu rosto). Pelo menos descobri que ainda não estou perdendo audição (apesar de às vezes não escutar nada)!

E o que eu menos queria ter que escrever mas que sabia que provavelmente iria escrever, as VIDAS perdidas. Do vô Osmar, da Ticá, da Ella, de outros parentes, de parentes de amigos. Algumas finalizadas, outras abruptamente interrompidas. Todas sem despedida. Todas parte do pesadelo de 2020/2021. Será que a ficha vai cair quando o pesadelo acabar?

DESEJOS PARA 2021

Continuo querendo beber mais ÁGUA. Mas, para não desanimar, diminuí a meta para 500ml por dia e estou controlando isso diariamente. Quando conseguir manter a meta, aumento para 750ml. Se chegar em 1l ao fim do ano será sucesso!

Em relação aos EXERCÍCIOS, já comecei aumentando a meta para pelo menos 4x por semana. Quero introduzir a caminhada (ao ar livre!) 1x por semana, um pouco de musculação (principalmente nos braços) e seria o máximo conseguir executar um dos song workouts mais difíceis da MadFit, como o de Bad Guy. E, para isso, preciso aprender a fazer flexão (dicas?).

A meta de um LIVRO por mês continua para 2021. Uma meta nova é AJUDAR mais em casa. De manhã eu não consigo pois estou fazendo exercício, tomando banho e me arrumando e à noite não consigo pois estou cansada. Aff, como sou folgada! Comecei a acordar mais cedo (6h30) para tentar fazer o dia render, mas até agora essa meia hora não tem ajudado muito.

Outro desejo é diminuir o tempo no INSTAGRAM (às vezes fico mais de 2h, mesmo sem postar nada), especialmente de manhã. O que eu ganho já começando o dia perdendo tempo assistindo a vida alheia? Nada, mas não consigo parar. 

Em breve completarei 31 anos e terei oficialmente ultrapassado a idade máxima (segundo a minha família) de morar com os pais. Então deveria economizar. Mas estou tão longe de sair de casa, que acho que deveria investir mais no meu QUARTO. Em 2018, percebi que um quarto bonito era só um quarto bonito e desisti de arrumá-lo. Mas ficar tanto tempo enfurnada nele fez meu desejo por um quarto de revista voltar. Uma cadeira e talvez uma colcha nova com almofadas coloridas.

Que tal voltar com a meta do ESPANHOL? Antes queria aprender por gostar do idioma, mas agora sinto que é uma necessidade para o trabalho. O problema (além da pandemia) é que agora também tenho uma quedinha pelo francês haha.

E, finalmente, FÉRIAS. Para descansar. Para viajar. Férias vacinada. VACINA. Vacina para todos. SAÚDE para todos.


Qual a melhor coisa que aconteceu no seu 2020? E seu maior desejo para 2021?

Você talvez goste

2 comentários

  1. Eu adorei esse post. A pandemia atrapalhou as metas de todo mundo, tb tinha as mesmas metas de começar exercício, comer melhor e beber mais água, mas eu piorei a alimentação, voltei a tomar refri (eu não tomava) e larguei de vez a academia.
    Então né... tb engordei e sei como é ficar ouvindo que engordamos, tipo, eu sei (!!!!?????)

    haja paciência
    beijos
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já tinha conseguido ficar sem refri, então sabe que consegue de novo! Acho que eu nunca fiquei mais de um mês sem, mas estou tentando diminuir a frequência. Foi bem difícil não ceder ao sedentarismo e à má alimentação em 2020, mas fazer um pouco de exercício dá uma leve animada. Minha saída foi acompanhar vídeos de malhação no YouTube, assim consegui fazer atividade física em casa mesmo. Já tentou?

      Excluir

Siga no Pinterest

Curta no Facebook