Dicas para acertar na escolha da base

28.8.17


Uma das minhas 10 razões para não usar maquiagem é a dificuldade de encontrar uma base que atenda todas minhas expectativas em termos de cor, acabamento, cobertura e duração. Como no Brasil os produtos são bem caros e não há a possibilidade de devolver depois de aberto e usado, é importante tentar acertar de primeira. Então além de procurar resenhas de bases em blogs, YouTube e sites de compras, as dicas a seguir podem te ajudar!

TIPO DE PELE

Tem gente que adora estipular regras para a maquiagem. Uma delas é que quem tem pele oleosa só pode usar base mate e quem tem pele seca deve usar base luminosa. Quase a mesma coisa que falar que quem tem cabelo enrolado precisa fazer chapinha e quem tem cabelo liso precisa de um babyliss! Por que queremos sempre o que não temos? Se você gosta de acabamento mate, escolha uma base mate, independente do seu tipo de pele. Entretanto, o seu tipo de pele pode alterar o acabamento da base. Por exemplo, uma base mate vai ficar mais mate em uma pessoa de pele seca do que em uma pessoa de pele oleosa.

TIPO DE CLIMA

O tipo de clima pode pesar na escolha da base ideal. Como no caso do tipo de pele, isto não é uma regra, mas vale considerar quando for comprar sua próxima (ou primeira) base. Se você mora em um lugar muito quente e úmido e está sempre transpirando, talvez seja interessante procurar bases à prova d'água (como a MAC Pro Longwear Nourishing Waterproof  Foundation ou a Make Up For Ever Water Blend Face & Body Foundation). Se você mora em lugares muito secos, vale investir em uma base com propriedades hidratantes (como um BB Cream ou o NARS Pure Radiant Tinted Moisturizer - resenha) para complementar a sua rotina de cuidados com a pele.

OCASIÃO DE USO

Outro ponto que pode nos ajudar a escolher melhor uma base é saber em qual ocasião pretendemos usá-la. Para o trabalho? Uma base com boa duração (afinal, você vai ter que usá-la por, no mínimo, oito horas) e com proteção solar (mesmo se você trabalhar em um escritório, a luz do computador é prejudicial à pele) é uma boa opção. Quer uma base para eventos noturnos? Você pode escolher uma com mais cobertura já que ambientes escuros e fotos com flash fazem parecer que você está usando menos maquiagem. Evite comprar bases que contenham Silica, Silver Mica, Titanium Dioxide e Zinc Oxide (os dois últimos presentes em muitas bases com FPS) pois eles podem causar o famoso flashback (cara fantasma) em fotos com flash direto.


COR E TOM

Se você já escolheu o nível de cobertura (baixa, média ou alta) e o tipo de acabamento (luminoso, acetinado, mate) fica bem mais fácil escolher qual base comprar. E a próxima dúvida é a cor. A Foundation Matrix da Temptalia (saiba porque você precisa seguir esse site) não tem 100% de precisão, mas ajuda muito, especialmente se você for comprar pela internet. Você pode comparar com uma base que já tenha (sou X na MAC, então na NARS seria Y) ou começar do zero, escolhendo seu tom (neutro, amarelo, rosado) e o quão clara/escura sua pele é. Se você ainda não sabe seu tom, olhe para o seu pulso. Se suas veias são azuis/roxas, seu tom provavelmente é rosado e se elas são verdes, seu tom deve ser amarelado.

TESTE NA LOJA

O melhor dos mundos é ir a uma loja e testar a base que você está pensando em comprar. Se isso for possível, peça para um atendente te ajudar a escolher a cor (se você já tiver uma ideia, fale para ele). O lugar ideal para testar é na região da mandíbula. A base certa é a que desaparece no seu rosto, ou um pouco mais escura caso seu corpo seja muito bronzeado. Alguns atendentes aplicam a base no rosto inteiro, o que ajuda bastante! Mas não compre na hora! Fale que você vai dar uma volta no shopping para decidir. A iluminação das lojas de maquiagem nem sempre é das melhores, então se olhe nos espelhos de várias lojas, tente ir para uma área aberta do shopping ver se a cor e o acabamento também ficam do seu agrado sob a luz natural. Se possível, faça o teste na loja pela manhã e siga com o seu dia. Assim você pode testá-la para valer, ver quanto tempo dura, se marca muito as linhas de expressão e se causa alguma reação na sua pele.

É claro que o teste da loja é só uma primeira impressão, não significa que a base vai se comportar da mesma maneira todos os dias. Afinal, depende do método de aplicação, de como a pele se comporta e do clima. Outro dia um atendente da Sephora aplicou a Make Up For Ever Ultra HD Stick em mim. Na loja parecia ok, chegando em casa olhei melhor no espelho, tirei foto com flash e não gostei da base. Ficou muito pesada e a cor clara demais. Mas acho que a aplicação dele atrapalhou, ele usou muito produto e não espalhou direito. Então o ideal mesmo seria pegar uma amostrinha e testar em casa, com você mesma aplicando e usando com os outros produtos (corretivo, pó, blush, etc.) da sua coleção! Pena que isto não é muito comum no Brasil...


Qual sua maior dificuldade na hora de escolher/comprar uma base?

Você talvez goste

2 comentários

Siga no Pinterest

Curta no Facebook