Um dia em Versailles - Palácio, Jardins e Trianon

21.9.18

Versailles é uma das principais atrações para quem visita Paris e para os fãs do filme Marie Antoinette e da série Versailles. Apesar de ficar a apenas uma hora da cidade, é um passeio demorado e cansativo, que só vale a pena para quem for ficar uma semana ou mais na região.

O palácio abre às 9h, então começamos o dia cedo para chegar lá antes de abrir. Fomos de trem até a estação Versailles Château Rive Gauche e caminhamos 10 minutos até a atração, que ainda não tinha aberto mas já estava lotada. As filas eram mal organizadas/sinalizadas e os funcionários mal falavam inglês. Só mostramos o Paris Museum Pass e eles apontaram para a maior fila. Pois é, o passe não tem nenhuma vantagem lá!

Depois de 2h debaixo de um sol forte, conseguimos entrar! Já estávamos cansadas? Sim! Começamos pelo castelo, que é muito maravilhoso e cheio de ouro!! Veja Fernanda princesa aquiMinhas partes preferidas foram A Galeria das Grandes Batalhas, um salão com 120m de comprimento e 33 pinturas que representam as batalhas que influenciaram a história da França...

... e o Quarto Mercury, nos Apartamentos do Rei. O palácio é muito quente, mas este quarto é um forno pois tem cortinas de veludo vermelho tampando para não entrar sol (o que acaba com a ventilação)! Fico só imaginando o calor que eles passavam debaixo de tantas camadas de roupa. E a catinga que devia ser sem tomar banho!

O cômodo mais famoso é O Salão dos Espelhos com 357 espelhos e muitos lustres chiquérrimos. Um que parece lindo é a Capela Real, mas ela estava interditada e só consegui tirar uma foto de longe. Mas dá para conhecer tudo neste vídeo aqui!

O tempo de visita sugerido no site é 1,5h para o Palácio, mas nós demoramos 2h20min. Só para usar o banheiro deve ter sido meia hora! Já estava batendo uma fominha e fomos logo para o jardim (tem o Café Angelina dentro do Palácio mas é €€€€). Foi então que descobrimos que teríamos que pagar mais €9,50 cada para entrarmos no jardim pois era domingo, dia de Musical Fountains Show (estava escrito aqui, nós que não prestamos atenção). Pagamos, entramos e já nos deparamos com o famoso L'Orangerie à esquerda, um exemplo de o quanto os franceses curtem jardins geométricos e simétricos (eu também adoro). As laranjeiras, os limoeiros e as outras árvores são guardadas no inverno, quando a região fica coberta de neve.

Por questão de tempo (o site sugere 4h para visitar o Trianon, que fecha às 18h30, e ainda tínhamos que almoçar), acabamos não descendo para ver o L'Orangerie e também não entramos nas laterais dos jardins. Há a opção de pegar um trenzinho (€4 ida / €7,5 ida+volta) ou alugar um carrinho de golfe (€34/h), mas não qui$emos e fomos a pé mesmo, passando pela Fonte Latona e pela Rua Real, até sairmos no final para comer um lanche no Les Terrases. Como fala boring em francês? #prefiroSubway

De lá fomos para o estado de Trianon, que só pode ser visitado a partir das 12h. Não é necessário ter o ticket dos jardins nem o do palácio para visitá-lo (ele tem uma entrada pela estrada), mas já está incluso no Museum Pass. Para quem não sabe (eu não sabia!), este era um local mais intimista, onde a família real (e especialmente Maria Antonieta) ia para descansar. A propriedade é gigantesca e nós nos perdemos algumas vezes. Definitivamente a parte mais cansativa do passeio, mas a que eu mais gostei!

Infelizmente não entramos no Grand Trianon porque disseram que o nosso passe não dava acesso,  mas dava sim #chateadecomosfranceses! Pelo menos conseguimos ver o Petit Trianon (tenho até foto da privada de Maria Antonieta, mas poupei vocês), que é rodeado pelos Jardins Ingleses (onde fica o Templo do Amor) e pelos Jardins Franceses, com o Pavilhão Francês (onde Louis XV e depois Maria Antonieta recebiam amigos e faziam festinhas) ao fundo.

Também passamos pela Aldeia da Rainha, onde eu me senti em um cenário de filme! Fiquei com vontade de brincar de casinha ou faz-de-conta lá! Este era um local onde a rainha ia para descansar ou se divertir, além de ter um papel educacional para as crianças reais pois era uma mini fazenda, com animais e plantações.

A Torre Marlborough guardava equipamentos de pesca e é de lá que os barquinhos saíam e de onde eles se comunicavam com o palácio através de sinais (não sei como, é longe!). A Casa da Rainha é conectada com o Quarto de Bilhar e, apesar de o exterior ser bem rural, diz-se que o interior (que só pode ser visitado com guia) é muito luxuoso.

Talvez não pareça, mas Fernanda camponesa estava extremamente exausta e suada nesta foto haha! E para melhorar, nos perdemos na volta! Mas acabamos passando por uma parede selvagem (postei no Insta), pelo jardim de Jussieu (achei vibes Downton Abbey) e por esta passagem que parece secreta (se eu não me engano, era em frente ao Teatro da Rainha).

Eventualmente minha irmã encontrou o caminho de volta para os Jardins (eles fecham mais tarde, às 20h30). Lá vimos a Fonte de Apolo ligada e fomos em direção à Fonte de Netuno ver o show musical das 17h20 (aqui tem os horários). Mas no meio do caminho ouvimos pelos alto falantes que o show tinha sido cancelado por escassez de água #queromeudinheirodevolta. Então, após 14km e mais de 21 mil passos, resolvemos encerrar o passeio.

Linkei os principais pontos por quais passamos e algumas informações ao longo do texto, mas aqui no site oficial tem tudo que você quer e precisa saber! Neste vídeo aqui dá para ter uma ideia das dimensões de Versailles.

Dicas (na minha humilde opinião):
- Antes de visitar, veja os dias dos Shows Musicais. Eu acho que eles não valem a pena;
- A primavera deve ser a melhor estação pois está florida e não tão quente quanto no verão;
- Se você quiser visitar o Palácio, os Jardins e o Trianon, chegue bem cedo;
- Não deixe de usar protetor solar (no corpo e rosto) e leve uma jaqueta leve ou um guarda-sol/chuva para se proteger do sol (especialmente na fila);
- Estude o mapa e tente marcar os lugares que você quer visitar, visto que não dá tempo de ver tudo;
- Se encontrar um banheiro, use! Não tem muitos, então sempre sempre tem fila.

Eu amei o passeio e até o faria de novo se voltasse para a França! E se eu morasse lá, pensaria em comprar o passe anual para poder fazer os passeios sem pressa e descobrir cada cantinho deste lugar tão especial e cheio de história! Chegamos às 9h, saímos às 17h30 e acho que conhecemos apenas 1/3 de Versailles!

Contem nos comentários se vocês já fizeram este passeio ou se pensam em fazer!