Dicas de compras em Paris e Détaxe

27.9.18


Para dar um descanso dos posts de passeios (ainda vou escrever sobre Giverny e Disney), hoje tem dicas de comprinhas em Paris! Minha primeira sugestão é ver antes suas lojas de interesse e comparar com os preços daqui (coloquei os links das lojas para facilitar), pois tem muita coisa que não vale a pena. Eu fiz uma planilha comparando os preços e, com exceção da câmera, só comprei aqueles no mínimo 35% mais baratos do que no Brasil. Caudalie e Embryolisse são marcas que valem muito a pena!

Minha segunda sugestão é pagar em dinheiro para não ter IOF nem surpresas no vencimento da fatura. Só usamos dinheiro e não tivemos problema. Nenhuma cara feira, nenhum "posso ficar te devendo 50 centavos" (ainda bem, porque eu não ia entender esta frase em francês kkk). Só tome cuidado com nota de €500 (sim, existe!) pois nem todo estabelecimento aceita.


LOJINHAS DE MUSEUS | Não me odeiem, mas não sou a maior fã. Até gosto de olhar (não que eu tenha escolha, minha irmã acha a lojinha mais importante do que o museu em si), mas tudo é caro e desnecessário. Mas tem gente que ama e, pode ficar tranquila, pois todos os museus lá têm a sua, cheia de cacarecos! Fun story: enquanto minha irmã tirava esta foto da Fernanda Lisa, ela avistou um rato na lojinha do Louvre e gritou em português. A atendente disse, em português, "tem um rato aqui??"!

CARROUSEL DU LOUVRE (link) | Por falar em Louvre, tem um shopping na frente da catraca de saída, em volta do triângulo invertido. Algumas lojas legais que estão lá são a AppleCaudalie, Fossil (bolsas e relógios), Jo Malone (fragrâncias), Kusmi Tea (para quem gosta de chá), L'Occitane, Printemps (loja de departamento) e Pylones (bugigangas).


CHAMPS ELYSEÉ | A 5th Avenue de Paris! A rua é tão linda com aquela sequência de árvores e o Arco do Triunfo ao fundo (mostrei aqui)! Nós fomos apenas na Adidas (comprei meu tênis aqui, antes da viagem, pois lá é mais caro), DisneyH&M (achei meio largada, fiquei sentada usando o wifi), Sephora e Zara, mas tem muitas outras. Se você curte luxo, vire na Av. Montaigne!


GALERIES LAFAYETTE (link) | Recomendo dar uma passada na Lafayette, uma loja de departamento de luxo, mesmo se você não for comprar nada porque ela é um deslumbre! Aproveite para subir no rooftop e tirar uma foto da Torre Eiffel ao fundo.


Beleza: AesopByredo (fragrâncias), ClarinsDiptyque (fragrâncias), GuerlainJo Malone e mais aqui
Vestuário: COS (marca rica e minimalista do grupo H&M), Dr Martens (o coturno mais famoso), Elizabeth and James (marca das irmãs Olsen), Free PeopleTopshopUrban Outfitters e mais aqui
Outros: todas as marcas de bolsas de luxo


PRINTEMPS (link) | Além da do Carrousel du Louvre e de dois outros endereços (não fomos em nenhum deles), tem uma ao lado da Lafayette, com um ambiente mais moderno do que a vizinha e muito mais vazia! E lá também tem um rooftop legal!


Beleza: AesopBy Terry, DermalogicaDiptyque, Escentrics Molecules (fragrâncias), Pai Skincare, Sigma (pincéis) e mais aqui
Vestuário: & Other StoriesCOS, Whistles e mais aqui
Outros: todas as marcas de bolsas de luxo


PHARMACIE | Falou França, pensou em farmácia. Estão em cada esquina, mas não têm maquiagem, "apenas" produtos para pele, cabelo e corpo (além de remédios). Fomos primeiro na Monge Pharmacie, pois era perto do nosso hotel e a amiga da minha irmã disse que era mais barata. Comprei produtos da Caudalie e da L'Occitane lá. Mas a Citypharma, a mais famosa e que achamos sem querer, é ainda mais barata, então sugiro ir direto lá! Não dá para ver os preços no site, então procure direto no de cada marca (ex.: Bioderma) para ter uma noção. Fique de olho nos combos e produtos tamanho família (se tiver espaço na mala).

GARE SAINT-LAZARE (link) | Temos raiva desta estação, mas isto é assunto para outro post. O bom dela é que tem um centro comercial bem bacana! Vários lugares para comer e lojas como Hema (bugigangas), KiehlsKikoKusmi TeaL'OccitaneLushMangoNYXPylonesRituals e Sephora. Absurdo: tem que pagar €0,80 para usar o banheiro!


FORUM DES HALLES (link) | Era um antigo mercado central da capital e depois virou um shopping com estação de trem e metrô. Estava meio caidinho e agora está passando por uma renovação. O shopping já está pronto e a praça em frente está quase! Tem uma cobertura bem diferente, chamada canopée, que remete à parte superior da floresta, onde estão as copas das árvores. Além de restaurantes descolados, tem várias lojas legais! Nós só fomos na Zara, na Pull & Bear (a intermediária do grupo INDITEX, o mesmo da Zara) e na Lego. Absurdo: tem que pagar €0,50 para usar o banheiro (pelo menos era novinho)!

Beleza: Bourjois, L'Occitane, NYX, Rituals, Sephora
Vestuário: Bershka (a irmã mais pobre da Zara), Forever 21, H&M, Mango, New Look, Pimkie (francesa)
Outros: Hema, Moleskine, Monoprix (supermercado), Muji (decor e papelaria minimalista), Pylones


DÉTAXE | Assim como no Brasil, o preço da etiqueta já inclui os impostos e quem não é da União Européia tem direito a receber parte deles de volta. Na França, isso é permitido em compras de mais de €175 em uma mesma loja, no mesmo dia. Aqui vai minha terceira sugestão: planeje as compras antes para comprar tudo na mesma loja (quando possível) e pegar o imposto de volta. Lafayette e Printemps são ótimas pois têm diversas marcas mas são consideradas uma loja! Se você atingir este valor, avise o vendedor que você quer o détaxe (ou tax refund, em inglês). Eu só consegui na compra da câmera na Fnac e tive que ir até uma sessão da loja, mostrar meu passaporte e fornecer alguns dados para receber o formulário.

No dia de voltar, cheguei cedo no aeroporto para validar o formulário e receber o détaxe. Dá para fazer no quiosque PABLO, mas o meu foi negado e tive que ir ao balcão da alfândega, onde um atendente validou. É preciso estar com as compras nesta hora (mas acho que eles nunca olham), por isso vá antes de despachar as malas (mas já com o cartão de embarque). A devolução teoricamente é de 11% a 12%, mas só recebi 9,9%! Dá para receber no cartão de crédito ou em dinheiro. Li um caso de uma pessoa que nunca recebeu no cartão, então preferi garantir na hora. Mas a casa de câmbio cobra uma taxa de €3 e não me deixou retirar em euros. A cotação usada é de compra, não de venda, então saí perdendo ganhando menos do que poderia.

DUTY FREE | Não tinha planejado comprar nada lá, mas acabei encontrando dois produtos da minha wishlist que ficaram faltando por um preço melhor! O perfume Jo Malone e dois produtos da MAC que minha irmã comprou estavam 17% mais baratos do que o preço no site das marcas. Minha quarta sugestão não vai ser deixar para fazer todas suas compras lá. Afinal, pode ser que não tenha o que você quer. Mas separe um dinheirinho para o duty free e chegue cedo para olhar com calma!


Ufa! Isso porque lá nem é o paraíso das compras haha! Quem quiser ver o que eu comprei, acompanhe meus Stories no Insta!

Você talvez goste

6 comentários

  1. ah que delicia, estive em paris em 2010 e pude visitar a maioria desses lugares e fazer ótimas comprinhas tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que em 2010 a cotação estava bem melhor, né! Assim fica ainda mais legal visitar este lugares e fazer comprinhas ;)

      Excluir
  2. Aaaa queria eu estar em paris, vou deixar esse post salvo, vai que um dia eu vou a paris!
    Um beijo grande e muito GORDO
    https://thaissgalbiero.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salva sim haha! Vou torcer para você poder ir um dia ;)

      Excluir
  3. Amei suas dicas, valiosas para quem está em Paris e não quer errar na hora de investir!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Siga no Pinterest

Curta no Facebook